Eu já tinha ouvido falar da Cachoeira do Guardião, na região dos lagos, em Rio dos cedros, mas não tinha ideia do quanto me surpreenderia ela.
Depois de almoçar, na Cabana da Palmeira, saímos de carro até a Fazenda Ventania, ponto de partida para a Cachoeira do Guardião. Nesse primeiro trecho, andamos exatos 9 km, por uma estrada boa de chão.
A partir desse ponto, iniciamos uma caminhada de mil metros até a Cachoeira do Guardião, que durou cerca de 20 minutos. A pequena trilha se apresentou encantadora, com muita sombra, pássaros e árvores nativas.
Em seguida avistamos a cachoeira do Guardião. Nunca um nome se apresentou mais adequado do que este. O pequeno (mas nem tanto) volume de água descia solene entre paredes de pedra e mato, formando um lago de água fresca e cristalina. Lindo de ver!
No horário que fomos, não tinha ninguém, então pudemos apreciar o silêncio e agradecer o momento, de tão profundo contato com a natureza. Em alguns momentos, tivemos quase certeza de que o Guardião estava por ali também, a olhar para nós com ar curioso...